3 de setembro de 2011

Diga sim às cutículas

Muitas devem estar se perguntando: Mas como assim? Dizer sim às cutículas?
Isso mesmo que eu quis dizer, é possível sim ter unhas impecáveis sem fazer a retirada daquelas pelizinhas chatas que ficam ao redor da nossa unha. É natural dos brasileiros retirarem a cutícula, esse costume pode começar cedo causando sérios danos as unhas que precisam estar sempre limpas e saudáveis, não sendo apenas uma questão de beleza, mas de saúde.

Diversas vezes já ouvimos aquela frase clichê: Não se pode tirar as cutículas! Mas por que? Alguem já parou pra explicar pra vocês?
Desde uns treze anos comecei a me apaixonar pela esmaltação de unhas e isso hoje já virou praticamente um vício. Minha mãe sempre dizia para que eu nunca ''fizesse'' as unhas porque seria necessário repetir o procedimento diversas vezes durante o mês, minha manicure também dizia que eu não precisava retirar as cutículas mas na verdade nunca entendi o porque. Lendo aqui, pesquisando dali e com algumas convivências diárias (amigas que fazem as unhas sempre) percebi que fazia certo em não retirar minhas cutículas. 
Elas são algo que nascem com agente e se nós não a retirarmos ela vai permancer do mesmo modo, mas se fizermos o procedimento contrário ela continuará crescendo e se tornando cada vez mais grossa e feia. Além do quê pode causar alguns tipos de infecção pelo contato direto com o alicate, seja ele esterelizado ou não. Vamos a uma explicação médica retirados do site Unha Bonita, da Daniele Honorato que não'' faz''as unhas a mais de dois anos e nem por isso elas deixam ser completamente perfeitas.

“Quando existe a ação constante do agente agressor, ou seja, causando uma inflamação crônica, isso causa um aumento de volume no local, criando um grande desnível entre a pele (cutícula) e a unha.A retirada da cutícula pode favorecer a instalação da paroníquia que consiste na infecção  da pele que rodeia a unha, habitualmente causada pela levedura Candida albicans e, mais raramente, por bactérias.”


* Quais cuidados devem ser tomados para evitar esse tipo de infecção?

É importante manter as mãos sempre secas, está proibida a retirada de cutículas. – segundo palavras do Dr. Adriano Almeida, dermatologista, especialista em medicina estética e professor da pós-graduação de dermatologia da Fundação Pele Saudável.
E então meninas, ainda resta alguma dúvida do quanto retirar as cutículas faz mal? As americanas e europeias não tem esse costume  feio  e muitas unhas são impecáveis. O Unha Bonita salva né gente?! A unha da Dani é linda e ela ainda deixa dicas de como você tê-las também.
1)Tire todo o esmalte e lave bem as mãos. Se você tiver um esfoliante, passe-o também.
2) Coloque um pouco de amolecedor de cutículas em volta dos dedos e aguarde aproxidamente de 3 a 5 minutos. (se você não tiver o amolecedor, coloque um hidratante no lugar e mergulhe suas mãos em um potinho com água morna)
3) Com uma espátula ou um pauzinho de laranjeira, faça o contorno de toda sua unha, fazendo com que a cutícula fique no lugar dela e os excessos de pele morta se sobressaiam. 
4) Enxugue o dedo com uma toalhe e tire o excesso de creme. Observe bem seu dedo e verifique onde há pele em excesso, mas que esteja para “cima”, ok?
5) Com um alicate afiado, delicamente, corte superficialmente essas pelinhas. 

 6)Feito o procedimento em todos os dedos, lixe as unhas e finalize com um hidratante para mãos.
Esse é o passo-a-passo básico de emergência, ok? Você pode esmaltar as unhas depois, sem problemas. Feito isso, suas cutículas estão no lugar, quietinhas. A partir de agora, você precisa hidratar! E muito! No começo, a hidratação precisa ser contínua e intensa pois a pele irá se regenerar e entender que tudo está bem, sem precisar crescer. Suas unhas estando com ou sem esmalte, hidrate sempre! 

Dicas: Unha Bonita


OBS: Faça tudo isso de maneira sutil, retirando só o essencial pois senão todo esse processo não terá valido a pena. Seja delicada e use o produto que estiver ao seu alcance, há vários produtos e de diversos preços no mercado.


E aí? Gostaram das dicas?

Um comentário:

  1. Oiiiii, 200 anos eu sumido né, como vc está.
    GEEENTE tem um produto agora que você passa na cutícula e beijos sumiu

    www.crokup.blogspot.com/

    ResponderExcluir